sábado, 13 de junho de 2009

Podengo Português


O Podengo Português é considerado uma das raça de cães mais antigas. A teoria mais provável quanto ao aparecimento da raça aponta para que descenda dos cães faraónicos existentes no alto Egipto, tendo sido introduzida no nosso país por volta do ano 700 a.C. pelos mercadores fenícios. Este tipo de cão teve, desde logo, grande aceitação em Portugal devido à sua capacidade de caça, ajudando desta forma à subsistência das populações mais humildes.
O Podengo Português pode variar em tamanho, podendo ser pequeno, médio ou grande. As variedades pequena e média são bastante comuns em Portugal, sendo usadas em matilha para a caça, em particular ao coelho. O Podengo Português Grande é bastante raro, correndo perigo de extinção, sobretudo a variedade de pêlo liso. São utilizados em matilhas de caça grossa, nomeadamente na caça ao javali, sendo mesmo a única raça portuguesa usada para esse fim.
Os Podengos também variar no tipo de pêlo, podendo ter o pêlo liso ou cerdoso. As variedades de pêlo surgiram da adaptação ao clima. Assim, a variedade de pêlo liso é mais comum no norte de Portugal, uma vez que o pêlo liso seca mais facilmente depois de molhado. A variedade de pêlo cerdoso é encontrada nas zonas mais secas, onde o pêlo protege a pele dos raios de sol e do frio no Inverno.
Os Podengos são cães de carácter vivo, alegre, inteligentes e muito sociáveis com outros cães. São extremamente afectuosos com os donos, cuidadosos com as crianças e asseados. Temerários na caça, são muito ariscos a estranhos, o que, aliado à permanente vigilância do seu território, faz deles atentos cães de guarda, desprovidos contudo da agressividade de outros cães de guarda e defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário