sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bull Dog Françes


A hipótese mais aceita (de Françoise e Jean-Pierre Girard) sobre suas origens é que ele descende do toy buldogue e do terrier - boule francês. O toy bulldog descende do bulldogue, cão de combate que teve que se tornar apropriado para a guarda e a companhia quando as lutas foram proibidas. Cruzamentos com pequenos terriers e o carlim o tornaram mais leve e menos agressivo. Estes buldogues miniaturas se tornaram tão populares entre os moradores de Nottinghan, que quando eles ficaram desempregados e tiveram que se mudar para Calais - França, levaram seus cães.
Sobre o terrier - boule sabemos que era um caçador de ratos com um corpo muito curto, musculoso e frágil. De uma morfologia bastante próxima dos toy buldogues. Eles eram encontrados sobre tudo nas portas de Paris.
O acasalamento entre estas duas raças, uma francesa outra inglesa, deu origem ao buldogue francês. Os açougueiros de La Villette foram os primeiros criadores do "boule", como a raça é popularmente chamada. Durante a semana estes cães caçavam ratos nas adegas e estábulos. No domingo ele enfrentava ratos ou seus semelhantes na Place du Combat (Praça do combate, atual Place du Colonel fabien) em Paris. Em pouco tempo o buldogue francês se tornou a "vedette" dos parisienses de pequenas profissões. Os buldogues devem aos cocheiros sua ascensão dos bairros populares parra alta sociedade.
Ele foi imortalizado em 1901 por Toulouse- Lautrec em Marchand de marrons. Foi o companheiro de Collette, Minstinguett, Caruso, Pierre Mac Orlan, Francis Carco, Josephine Baker, Jean Cocteau, Eduardo VII, o príncipe Youssoupov e a família real grega. Hoje ele divide a vida de Yves Saint Laurent, do conde de paris e de Diane de Wurtemberg. O Buldogue francês é freqüentemente o cão dos criadores e originais. Voltando a suas origens, foi em torno de 1875 que começou uma verdadeira seleção da raça, que privilegiou os cães mais robustos, com membros curtos e musculosos. Seus primeiros passos em exposições aconteceram em 1887. Seu reconhecimento oficial aconteceu no ano de 1898.

Nenhum comentário:

Postar um comentário