sábado, 13 de junho de 2009

Galgo Sloughi


A origem exata do Sloughi é muito antiga para ser completamente conhecida,muito do que se diz é especulação. Representações de cães parecidos com os Galgos africanos datam do oitavo ou sétimo milênio a.C. Artefatos do Egito antigo retratam como esses Galgos de orelhas retas e caídas eram valiosos naquele tempo. Os Galgos egípcios de orelhas caídas e de pêlos lisos, possivelmente, vieram da Ásia, mas também faziam parte dos tributos aos Faraós vindos da Núbia (Sul do Egito). Este antigo Galgo originou o Sloughi, Azawakh, Saluki e Afghanhound. É impossível, sem um estudo genético, determinar se ele era idêntico a uma dessas raças; se era uma delas ou se era o ancestral de todas as raças de Galgos de orelhas caídas e de pêlos lisos.
Em seus países de origem (Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia), o Sloughi é o único cão tratado como da família e permitido nas tendas. Para o Árabe, é um animal nobre comparado a outros cães impuros da região ou “kelb”. Isto é ilustrado por expressões como “Aada machi Kelb, aada Sloughi” ou “Isto não é um cão, isto é um Sloughi”.
Nestes países, o Sloughi é a única raça canina a ser selecionado com o mesmo carinho de um cavalo árabe. Um beduíno chega a oferecer seu próprio cobertor para cobrir seu Sloughi nas noites frias do deserto. Os filhotes são frequentemente amamentados por mulheres Beduínas que ajudam as cadelas enfermas. A perda de um Sloughi é lamentada como a de um ente da família. Os Sloughis são decorados com jóias e amuletos. Suas pernas são algumas vezes marcadas por seus donos e as orelhas são cortadas para prevenir que sejam dilaceradas ao caçarem chacais.
Ele está principalmente presente no Marrocos, onde é utilizado para a caça às lebre e às gazelas. Após a guerra de colonização da Argelia, soldados levaram para a França, por volta de 1860, os primeiros espécimes. Ele era mantido como cão de luxo porque a utilização do Galgo para a caça estava proibida desde a lei francesa de 1884. Devido a isto, o número de Sloughis foi reduzido. A despeito dos esforços na Europa e no norte da África, o Sloughi ainda não é muito comum (no Ocidente é uma das raças mais raras de Galgos) e os criadores têm uma importante responsabilidade na conservação dessa raça ancestral.
Devido a uma lei feita durante a ocupação francesa, a qual proibia a caça com Galgos e não estimulava a criação de cães por temer uma epidemia de Raiva, os Sloughis foram dizimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário